Barbie e Ken novamente juntos!

Ela disse sim!

Desde que o filme Toy Story 3 os juntou no grande écran que nas redes sociais se começou a sentir a possibilidade de os dois bonecos voltarem a ser namorados. No facebook da Barbie ela dizia que tinha gostado de rever Ken e que tinha havido uma química especial entre eles durante a gravação das cenas do filme, apesar de salientar que eles não tinham retomado o namoro, que essa parte era pura ficção.

Entretanto, tanto o Ken, como a Barbie começaram a partilhar com os seus fãs recordações de quando namoravam e nas resoluções de ano novo, o Ken anunciou que queria reconquistar a boneca da sua vida. A partir desse momento a campanha intensificou-se e os desenvolvimentos da história eram quase diários, tanto nas redes sociais, como em outdoors locais. Como seria de esperar, nos EUA houve uma maior mediatização desta campanha, mas as redes sociais permitiram que o seu impacto se verificasse globalmente. Em Portugal, no entanto, não houve um aproveitamento deste momento para fazer renascer o interesse pela boneca. Quase não se ouviu falar de todo o processo de reconquista e, inclusivamente, o momento da resposta foi estragado pela colocação em loja antecipada do conjunto Ken+Barbie "Ela disse sim!", que pelo menos no Continente já estava à venda desde dia 12 de Fevereiro. Outras superfícies como o El Corte Inglés, que é normalmente reconhecido por ter um linear interessante com a boneca, não deu qualquer destaque a este momento, não tendo sequer no dia do anúncio oficial o referido conjunto à venda. Com a redução visível do linear dos produtos Barbie em todas as superfícies comerciais (desde os hipermercados, até às lojas de brinquedos), acho que este seria o momento ideal para procurar relançar a marca em Portugal. Mas também acredito que a redução da presença seja acompanhada pela redução das vendas, o que também deverá ditar uma redução do orçamento disponível... É um círculo vicioso! Mas, na minha opinião, pelo menos a data de lançamento do conjunto deveria ter sido posterior/simultâneo ao anúncio oficial.

Apesar disso, esta foi, sem dúvida, uma campanha muito interessante e que conseguiu prender a atenção dos milhares de fãs que a Barbie e o Ken têm. Um dos segredos da marca, na minha opinião, passa pela forma como consegue reinventar a boneca e criar suspense à sua volta.

O desfecho era, sem dúvida, previsível. Mas a resposta era aguardada e estava anunciada para o Dia de S. Valentim. Estava criado o cenário perfeito para um anúncio em grande.

Uma vez que as redes sociais foram o meio privilegiado de divulgação desta campanha, foi também através deste meio que o anúncio oficial foi feito. A Barbie foi a primeira a partilhar com os fãs no Facebook a sua felicidade: "Yes it’s true… after seven long years apart, Ken and I have decided to rekindle our romance. A doll knows when it’s love and I’ve finally realized that my heart only beats for Ken.". O anúncio do Ken não se fez esperar e um minuto depois ele dizia: "I received the best Valentine’s Day gift I could possibly ask for… Barbie and I are together again!".

Agora fica aberto o caminho para um sem número de campanhas, desde o noivado, casamento e, quem sabe até, filhos... porque não?

Até porque este ano comemora-se o 50º aniversário do Ken. Quem sabe que surpresas mais nos esperam!

Comentários

Mensagens populares